quinta-feira, 28 de maio de 2015

Online Transaction Processing (OLTP)

OLTP, ou Online Transaction Processing (Processamento de Transações em Tempo Real) são sistemas que se encarregam de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação de negócios. Por exemplo: sistema de transações bancárias que registra todas as operações efetuadas em um banco.

http://images.slideplayer.com.br/1/83292/slides/slide_6.jpg

O OLTP tem dois benefícios principais: simplicidade e eficiência. Redução de documentos e uma forma mais rápida de calcular retornos e despesas são exemplos sobre como o OLTP simplifica as coisas nos negócios. Ele também serve como base para o estabelecimento de uma organização estável, por causa da atualização constante. Outro fator de simplicidade é o que permite aos consumidores a escolha de como eles querem pagar, tornando muito mais fácil concretizar uma transação.

OLTP é uma ótima ferramenta para qualquer empresa, mas ao utilizá-lo existem algumas coisas para se preocupar: segurança e custos. Quanto a segurança, uma das desvantagens do OLTP é a disponibilidade plena das informações que esses sistemas propiciam, que deixam os dados à mercê de crackers e intrusos. Quanto ao custo, observa-se uma falha potencial de servidores. Isto pode causar demora na recuperação ou até mesmo perda de uma quantidade incomensurável de dados.

OLTP é comprovadamente eficiente porque dinamiza enormemente as bases de uma organização, os processamentos individuais são mais rápidos e estão disponíveis de forma ininterrupta.

Referências:
  • LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª. Edição. Pearson, 2011
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/OLTP
  • https://goo.gl/sl5ffu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário