terça-feira, 12 de maio de 2015

Banco de Dados e SGBDs


Bancos de dados são coletânea organizada de dados que tendem criar uma informação e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. Possui imensa importância para empresas e há duas décadas se tornaram o principal ambiente dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura e são operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD).

Um banco de dados é, mais especificamente, um conjunto de arquivos relacionado entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas.


Antes do avanço dos bancos de dados digitais, as empresas faziam arquivamentos de papel, para armazenar informações referentes a transações, clientes, fornecedores, estoque e funcionários. Os bancos de dados manuais, feitos em papel, ainda podem ser encontrados em diversos lugares, como consultórios médicos, onde os registros dos pacientes são armazenados em centenas de fichas, porém, é notório que banco de dados em papel é totalmente ineficiente e caro de manter, uma vez que dificultam o acesso imediato aos dados.




Modelos de Banco de Dados

Existem variados modelos de base de dados, entre eles estão:
  • O modelo plano (ou tabular) consiste de matrizes simples, bidimensionais, compostas por elementos de dados: inteiros, números reais, etc. Este modelo plano é a base das planilhas eletrônicas.
  • O modelo em rede permite que várias tabelas sejam usadas simultaneamente através do uso de apontadores (ou referências). Algumas colunas contêm apontadores para outras tabelas ao invés de dados. Assim, as tabelas são ligadas por referências, o que pode ser visto como uma rede.
  • O modelo hierárquico é uma variação particular do modelo em rede, limita as relações a uma estrutura semelhante a uma árvore (hierarquia - tronco, galhos), ao invés do modelo mais geral direcionado por grafos.
  • O modelo relacional é o tipo de banco de dados mais comum atualmente. Bancos de dados relacionais organizam os dados em tabelas bidimensionais com linhas e colunas (denomina-se: relações).


Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados


Um sistema de gestão de banco de dados um software específico usado para criar, armazenar, organizar e acessar dados a partir de um banco de dados. Os SGBDs são usados em demasiadas aplicações, são o método preferido de armazenamento/recuperação de dados/informações para aplicações multiusuários grandes onde a coordenação entre muitos usuários é necessária. Até mesmo usuários individuais os acham conveniente, entretanto, muitos programas de correio eletrônico e organizadores pessoais estão baseados em tecnologia de banco de dados standard.

O primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados comercial surgiu no final de 1960 com base nos primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época, os quais não controlavam o acesso concorrente por vários usuários ou processos. Os SGBDs evoluíram desses sistemas de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objetivo de armazenar informações.

Os SGBDs libertou o programador ou o usuário final da dever de compreender onde e como os dados estão realmente armazenados, separando as visões lógica e física dos dados.

Exemplos de SGBDs


  • Microsoft Acess é um SGBDs para computadores pessoais;
  • DB2, o Oracle e o Microsoft SQL Server são SGBDs para grandes mainframes e computadores de médio porte;
  • MySQL é um popular SGBDs de código aberto;
  • Oracle Database Lite é uma SGBDs para pequenos dispositivos digitais de mão.


Curiosidade...


Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um exemplo mais comum em banco de dados: o campo telefone da tabela cliente tem, entre outros, os seguinte metadados: nome (telefone), tipo (texto), tamanho (30 caracteres), obrigatoriedade (não), destinatário, hora de um telefonema, localização etc.

Um banco de dados é formado por dado e metadados. Sem os metadados não seria possível organizar e extrair informações de um banco de dados.


Apostila de Introdução à Banco de Dados
  • http://www.ime.usp.br/~jef/apostila.pdf

Referências
  • LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª. Edição. Pearson, 2011
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados
  • http://datawarehousedataminning2010.blogspot.com.br/
  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAABr5AAF/banco-dados
  • https://sites.google.com/site/andreluizbernardesarticles/home/database

Nenhum comentário:

Postar um comentário