terça-feira, 5 de maio de 2015

Computação em Nuvem


Computação em nuvem - cloud computing - refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, ou seja, é uma tecnologia que permite acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet.

Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, não é necessário instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.

Essa tecnologia permite a realização tanto de tarefas básicas quanto das mais complexas na Internet. É possível criar documentos de texto, planilhas ou fazer a edição de imagens. O sistema que permite rodar aplicativos e utilitários em nuvem, também guarda os dados do usuário, dispensando o disco rígido do computador.


Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nenhum desses aspectos, apenas em acessar e utilizar. Os usuários têm a possibilidade de acessar os seus arquivos pessoais de qualquer lugar e também com qualquer instrumento que tenha internet, não é mais necessário arquivar fotos, músicas, documentos e até ferramentas em objetos físicos, como CDs, pendrives, entre outros; agora, tudo acontece em tempo real, é só acessar e pronto, seus mais variados arquivos estão salvos “na nuvem”.

A evolução constante da tecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e rápido. Esse cenário cria a condição perfeita para a popularização da cloud computing, pois faz com que o conceito se dissemine no mundo todo.


Tipos de serviços


Atualmente, a computação em nuvem é dividida em seis tipos:
  • IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
  • PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
  • DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
  • SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online).
  • CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Microsoft Lync).
  • EaaS - Everything as a Service ou Tudo como Serviço: quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

Vantagens

- Na maioria dos casos, o usuário pode acessar as aplicações independente do seu sistema operacional ou do equipamento usado;

- O usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação - hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros;

- Compartilhamento de informações e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, pois todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a nuvem;

- Dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade: se um servidor parar de funcionar, por exemplo, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço;

- O usuário pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicações em cloud computing são gratuitas e, quando é necessário pagar, o usuário só o faz em relação aos recursos que usar ou ao tempo de utilização. Não é necessário, portanto, pagar por uma licença integral de uso, tal como é feito no modelo tradicional de fornecimento de software;

- Dependendo da aplicação, o usuário pode precisar instalar um programa cliente em seu computador ou dispositivo móvel. Mas, nesses casos, todo ou a maior parte do processamento (e até mesmo do armazenamento de dados) fica por conta das "nuvens".

Desvantagens 


 -  A maior desvantagem da computação em nuvem vem fora do propósito desta, que é o acesso a internet. Caso você perca o acesso, comprometerá todos os sistemas embarcados.

- Dependência: O acesso aos dados da nuvem depende forçosamente de conexão à internet. Caso esta não exista não existem alternativas para contornar o problema.

- Recuperação de dados: Apesar da nuvem ser bastante fiável, falhas e erros são sempre possíveis. Caso a nuvem deixe de funcionar, todos os dados estão comprometidos e podem, eventualmente, ser perdidos. 

- Opções mais limitadas: Esta é uma limitação técnica. Não é possível (pelo menos atualmente) desenvolver software muito complexo que processe a informação fora do computador local.

- Vulnerabilidade: A segurança informática é um tópico transversal em qualquer tema desta área. O Cloud Computing não e excepção. Todos os dados da nuvem estão vulneráveis a ataques informáticos. Quanto mais importante e confidencial for a informação disponível na nuvem, mais “apetecível” se torna do ponto de vista dos hackers.




Empresas que fornecem ou utilizam a Cloud Computing



  • Dropbox


Um dos serviços mais eficiente e famoso é o Dropbox. Ele permite sincronizar todos os documentos que você deseja no serviço de nuvem e também manter seus dados atualizados com o HD do seu computador.

O aplicativo funciona da seguinte forma: toda vez que você copiar ou mover um arquivo, ele será duplicado no servidor do Dropbox e em outros aparelhos que tenham o mesmo aplicativo instalado.

Uma outra possibilidade é você entrar no site do Dropbox, inserir seu login e senha (criados na hora em que você baixar o aplicativo no seu computador). Feito isso você terá acesso a todos os seus arquivos sincronizados e salvos. Ou ainda, uma pasta apenas virtual, sem vínculo com computador.

A computação na nuvem também permite que você compartilhe fotos, documentos, vídeos e o que mais quiser com amigos de forma segura. Ao compartilhá-los você tem privacidade, pois pode controlar quem vê o quê. Com isso, é possível trabalhar em equipe como se todos os membros estivessem usando o mesmo computador simultaneamente. O serviço é gratuito e oferece, inicialmente, 2GB de armazenamento. Podendo chegar até 18 GB por indicação.

  • Google Drive


O Google oferece diversos serviços de nuvem para facilitar a vida do internauta, com o seu aplicativo Google Drive. O sistema, além do armazenamento, oferece várias ferramentas no estilo do pacote Office que possibilitam redigir textos, criar e editar planilhas e até criar e visualizar apresentação de slides online. 

Ele também permite o envio e o compartilhamento de fotos, vídeos, documentos e outros arquivos importantes para o Google Drive. Assim como o Dropbox, o serviço é gratuito para até 15 GB.


  • OneDrive

Antes chamado de SkyDrive é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft. Também é possível definir arquivos públicos (qualquer pessoa poderá acessar a pasta definida como pública), somente amigos (apenas os amigos do usuário), usuários definidos (apenas usuários predeterminados podem acessar a pasta definida para eles/ele acessar) ou privados (somente o usuário que hospedou poderá acessar a pasta definida). O serviço oferecia 25 GB de armazenamento até 24 de Abril de 2012, hoje apenas 15 GB e carrega arquivos de até 50 MB. A versão final foi lançada dia 21 de fevereiro de 2008. Em 27 de Janeiro de 2014, a Microsoft anunciou a mudança de nome do serviço de Skydrive para Microsoft OneDrive.


  • Netflix


Serviço que dá acesso a filmes, seriados e documentários a partir de um pequeno valor por mês. Não é necessário efetuar download das produções, tudo é feito por streaming. Além disso, o usuário pode assistir cada item do acervo quantas vezes quiser e, caso interrompa a reprodução do vídeo, pode continuar mais tarde de onde parou;

Referências
  • LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª. Edição. Pearson, 2011
  • http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm
  • http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-e-computacao-na-nuvem-conheca-os-principais-servicos-gratis.html
  • http://www.infowester.com/cloudcomputing.php
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem

Nenhum comentário:

Postar um comentário