domingo, 24 de maio de 2015

Supply Chain Management (SCM)

Segundo Laudon e Laundon, os sistemas de Gerenciamento de Cadeias de Suprimento (Supply Chain Management) são sistemas de informação empresariais que ajudam as empresas a administrar suas relações com os fornecedores. Auxiliam fornecedores, empresas de compra, distribuidores e empresas de logística a compartilharem informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque e entrega de produtos e serviços, de maneira a buscar insumos, produzir e entregar mercadorias e serviços com eficiência. Também incluem a Logística Reversa que é a devolução de produtos identificando o motivo e o produto. 

O objetivo é levar certa quantidade de produtos da fonte para o ponto de consumo com o mínimo desperdício de tempo e ao menor custo possível, evitando a falta de produtos e matérias primas para comercialização e fabricação. Esses sistemas aumentam o lucro das empresas através da diminuição de gastos de transporte e fabricação e produtos e permitem que os gerentes tomem decisões mais acertadas sobre como organizar e agendar recursos, produção e distribuição. 


Outro objetivo do SCM é realizar o melhor atendimento ao cliente, com o menor custo total possível. Para atingir estes objetivos é fundamental que se melhore o desempenho interno de cada um dos processos das empresas componentes da cadeia além disso, é importante que se utilize a tecnologia da informação para tomar decisões com menor possibilidade de riscos, operar com grande eficiência, e se comunicar com clientes e fornecedores da melhor forma possível.

Os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos são considerados sistemas interorganizacionais porque automatizam o fluxo de informações através das fronteiras organizacionais, permitindo o estabelecimento de vínculos eletrônicos com clientes e terceirização de trabalho para outras empresas. Funcionam recebendo o apoio de sistemas ERP. 

Para garantir o correto gerenciamento da cadeia de suprimentos é preciso que os membros da cadeia trabalhem em conjunto para atingir a mesma meta e coordenar melhor os processos de negócio para isso, as empresas estão recorrendo ao uso de tecnologias digitais como Internet, Intranet e Extranet para capacitar as organizações a desenvolver, montar e gerenciar os produtos durante seu ciclo de vida. Muitas empresas responsáveis por sua própria rede, o que diminui custos e facilita o compartilhamento de informações. O SCM, então, recebe suporte de tecnologias como:

  • Intercambio Eletrônico de Dados (EDI): padrão de comunicação que permite que parceiros comerciais troquem documentos de rotina, como ordens de compra;
  • Extranet: promove a colaboração entre parceiros comerciais. Permite que pessoas localizadas fora de uma empresa trabalhe em conjunto com os funcionários localizados na empresa;
  • Webservices: aplicações de rede distribuídas na Internet, que podem ser utilizadas ou combinadas a partir de qualquer dispositivos: computadores, notebooks, smartphones, tablets, etc.

A figura abaixo exemplifica o funcionamento do fluxo de trabalho que um sistema SCM ajuda a gerenciar:




O fluxo de informações é a demanda e o fluxo financeiro e de produto seria a produção do mesmo para chegar ao objetivo final, que é o de atender o desejo do consumidor.

O uso de ferramentas SCM para a web tem a vantagem de retirar benefícios acrescidos da recolha de elementos transmitidos ao longo da cadeia (e-SCM). Exemplos de operadores neste mercado:

  • l2 Technologies (Rhythm);
  • Manugistics (Manugistics 6);
  • Numetrix (Numetrix).

Vídeo falando sobre SCM:




Vantagens
  • O Supply Chain Management permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade;
  • Possibilita a troca de informações rápida e global, caso não queira fazer um pedido via assistentes de vendas, pode-se optar pela implantação on-line;
  • Visa reduzir custos;
  • Expandir os lucros;
  • Melhorar o relacionamento entre clientes e fornecedores;
  • Manter o menor estoque possível;
  • Aumentar a eficiência;
  • Melhorar o tempo de ciclo da cadeia (ciclo: encomenda > programação > fabricação > entrega);
  • Obter o produto certo, na hora certa e com o menor custo possível.

Desvantagens
  • Há a desconfiança na forma em que a ferramenta vai ser utilizada pela empresa parceira, pois, não somente as empresas devem considerar preço e qualidade, mas elas também devem ter certeza de que todas as organizações desejam cooperar para o benefício do grupo. Logo, a força deve ser distribuída igualmente por toda a cadeia de suprimentos ou as empresas não se beneficiarão das vantagens de uma gestão de cadeia de suprimentos global.
  • A maior desvantagem da gestão da cadeia de suprimentos global é o grande investimento de tempo, dinheiro e de recursos necessários para implementá-la e inspecioná-la.

Referências:
  • LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª. Edição. Pearson, 2011
  • http://logisticadesistemasscm.blogspot.com.br/p/sistemas-de-gerenciamento-da-cadeia-de.html 
  • LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª. Edição. Pearson, 2011 
  • http://www.oficinadanet.com.br/artigo/738/tipos_de_sistemas_de_informacao_na_empresa 
  • http://www.inf.ufrgs.br/~vrqleithardt/Teaching/Material%20Complementar/Conceitos%20ERPs.PDF

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