terça-feira, 2 de junho de 2015

Sistemas E-Business funcionais e CIM

Os sistemas funcionais compõem-se de diversos tipos de sistemas de informação (processamento de transações, gerenciamento de informações, suporte às decisões, etc.) que dão suporte às funções organizacionais de: contabilidade, finanças, marketing, administração do planejamento/produção e administração de recursos humanos, ou seja, são sistemas de informação que apoiam as funções organizacionais de uma empresa.

Sistemas de Marketing

Os sistemas de marketing ajudam as organizações a reconhecer consumidores querem adquirir um determinado produto, e também os melhores clientes, criando e mostrando novos produtos ou serviços através de propagandas e promoções.

Os sistemas de marketing distribuem informação para os websites e serviços de Internet/intranet, que proporciona o desenvolvimento do marketing interativo, comercialização, compra e melhoria de produtos e serviços. Outros sistemas de marketing auxiliam os gerentes de marketing no planejamento e outras decisões de administração do produto, estratégias de promoção de vendas e propaganda e pesquisa de mercado e previsão. 

Marketing Interativo

O objetivo do marketing interativo é estabelecer uma conexão permanente com os clientes, onde o resultado é uma fidelização do cliente que em determinadas situações traz mais benefícios do que investir em novos clientes. 

Um marketing interativo bem estruturado faz com que o cliente se torne o principal meio de propaganda de um produto, uma vez que, ao realizar uma aproximação com o cliente ele irá falar da empresa para as demais pessoas que o cercam.

Marketing Direcionado

No marketing direcionado as empresas podem personalizar suas mensagens de propaganda na rede e seus métodos de promoção para atrair pessoas de comunidades específicas. 

Essas propagandas podem ser divulgadas na forma de cartazes eletrônicos na página da empresa ou em outros sites onde essas mensagens possam alcançar seu público-alvo, isto é, colocar a propaganda apenas em páginas da internet que são relevantes ao conteúdo de um produto ou serviço. A propaganda é dirigida apenas à pessoas que já estejam procurando informações sobre um assunto relacionado aos produtos de uma empresa, repare que não faria sentido divulgar livros em uma comunidade de luta, por exemplo.

Automação da força de venda (AFV)

Os sistemas de automação da força de vendas utilizam tecnologias móveis de computação e Internet para automatizar muitas atividades de processamento de informações para apoio e administração de vendas.

Os computadores e redes estão disponibilizando a base para a automação da força de vendas mais constantemente. Em diversas organizações, a força de vendas está sendo equipada com notebooks, navegadores de rede e softwares de gerenciamento de contatos de vendas que a conectam a sites de marketing na Internet, extranets e intranets de suas empresas. 

Entre as características da automação da força de vendas temos o aumento da produtividade pessoal dos vendedores, aumento na agilidade da captação e na análise de dados de venda, permite à administração de marketing e vendas melhorar a prestação de informações e o suporte que oferecem a seus vendedores. Muitas empresas consideram a automação da força de vendas como uma maneira de conquistar uma vantagem estratégica na produtividade de vendas e na capacidade de respostas de marketing. Suas principais vantagens são: agilidade (realização de uma compra em qualquer lugar do mundo), confiabilidade (a consulta das informações do cliente e os preços do produto estão sempre sincronizados em tempo real com o sistema de gestão da empresa) e segurança (todas as informações são armazenadas em nuvem, portanto, os dados estarão bem guardados).


Sistemas de informação de gerenciamento de recursos humanos


Esses sistemas mantêm registros dos funcionários, monitoram suas habilidades, desempenho e treinamento, e auxiliam em planos de remuneração e desenvolvimento de carreira. Sua responsabilidade é atrair, aperfeiçoar, ajudar a identificar funcionários potenciais e desenvolver talentos.

Os sistemas de informação de recursos humanos são projetados para atender às necessidades de pessoal da empresa, para desenvolver o potencial de seus funcionários. As empresas utilizam esse sistema para a confecção de contracheques, relatórios de folha de pagamento, manter registros de pessoal, analisar o emprego de pessoal em suas operações, realizar recrutamento, e contratação, remanejar cargos, avaliar o desempenho dos funcionários, treinar, desenvolver e zelar pela segurança do trabalho.

Funcionalidades do sistema:
  • Administração de Recursos Humanos e a Internet: A administração de recursos humanos passou por diversas mudanças e o principal fator foi a internet, pois as empresas passaram a recrutar funcionários por seus websites, enviar mensagnes para grupos e notícias selecionados da internet, ou seja, passou a utilizar serviços da rede mundial de computadores comunicando-se por e-mail com candidatos a vagas;
  • Administração de Recursos Humanos e a Intranet nas Empresas: as tecnologias de Intranet permitem às empresas processar as aplicações mais comuns de RH. As intranets possibilitam que o departamento de recursos humanos forneça serviços em tempo integral para os seus clientes, podem disseminar informações com rapidez pelos canais já existentes nas empresas, podem coletar informações on-line dos funcionários para a entrada em seus arquivos de administração de recursos humanos, permitem que os funcionários executem tarefas de recursos humanos com pouca intervenção do departamento, além de possibilitar aos funcionários a produção automatizada de folhas de ponto, a alternativa on-line ao cartão de ponto;
  • Remanejamento de Cargos na Organização: Registram e localizam os recursos humanos dentro de uma empresa para maximizar seu aproveitamento. Esses sistemas são utilizados em sistemas de manutenção de cadastro de pessoal, sistema de inventário das qualificações dos funcionários, e sistemas de previsão dos requisitos do pessoal. Exemplos disso são a manutenção do cadastro de pessoal, alterações nas atribuições e remuneração de trabalho, ou nas contratações e despedidas, localizar funcionários dentro da empresa que tenham as qualificações requeridas para determinados projetos e tarefas;
  • Treinamento e Desenvolvimento: Ajudam os gerentes de recursos humanos a planejar e monitorar o recrutamento e o treinamento de funcionários, avaliações de desempenho e desenvolvimento da carreira por meio da análise da história de sucesso dos programas em curso; analisar a situação do desenvolvimento da carreira de cada funcionário para determinar se deveriam ser recomendados métodos de desenvolvimento, como programas de treinamento e avaliações periódicas. 

Sistemas de informação contábil


Os sistemas de contabilidade são encarregados de fazer a manutenção e o gerenciamento de registros financeiros para prestar contas aos seus recursos, os sistemas compartilham problemas e fazem o acompanhamento do que possuem com o que necessitam.

Os sistemas de informação contábeis realizam registros e relatos dos movimentos de fundos em uma organização em termos históricos, produzindo demonstrativos financeiros como balancetes, produzem previsões de condições futuras como os projetos de demonstrativos. Os sistemas contábeis operacionais estão voltados aos sistemas de processamento de transações, geralmente, os sistemas contábeis operacionais incluem: processamento de pedidos, controle de estoque, contas a receber, contas a pagar, folha de pagamentos. O gerenciamento dos sistemas contábeis está focalizado no controle e no planejamento das operações das empresas, como a confecção de relatórios analíticos que comparam o desempenho real com o previsto. 

Funcionalidades básicas do sistema:
  • Processamento de pedidos: Recebe e processa os pedidos do cliente e produz dados para a análise e o controle de estoque, concede um método rápido, preciso e eficiente de registrar e filtrar pedidos do cliente e transações de vendas;
  • Controle de Estoques: Registram as alterações de estoque e preparam os documentos adequados de expedição, pode fornecer relatórios sobre a situação do estoque, além de ajudar uma empresa a fornecer serviço de alta qualidade a seus clientes e minimizar os custos de manutenção de estoque;
  • Contas a Receber: Mantêm registros de totais em débitos por clientes a partir de dados gerados por compras e pagamentos. Esse sistema produz faturas para clientes, extratos mensais de clientes e relatórios de administração de créditos, fornece relatórios aos gerentes para ajudá-los a controlar o montante de crédito prorrogado e a cobrança de dinheiro devido;
  • Contas a pagar: Mantêm controle de dados relativos a compras e pagamentos aos fornecedores. Os sistemas de contas a pagar preparam cheques em pagamento de faturas pendentes e produzem relatórios de administração de caixa, sjudam a garantir o pagamento pontual e correto de fornecedores para manter bons relacionamentos; 
  • Folha de Pagamento: Recebem e mantêm dados dos cartões de ponto dos funcionários e outros registros de trabalho, além de produzir contracheques e variados documentos como demonstrativos de salários, relatórios de folha de pagamento. relatórios de análise de mão-de-obra, relatórios para órgãos de administração e de governo, e fornecem à administração relatórios com análises de custos e da produtividade da força de trabalho;
  • Livros contábeis: Os sistemas de livros contábeis reúnem dados recebidos de contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento e outros sistemas de informação contábil.

Sistemas de informação financeira


Esses sistemas são responsáveis pela administração de ativos financeiros visando o retorno ao investimento, se responsabiliza pela identificação de novos ativos financeiros através de informações externas. 

Os sistemas computadorizados de informação financeira apoiam os gerentes financeiros nas decisões relativas ao financiamento de uma empresa, alocação e controle de recursos financeiros. As principais categorias de sistemas de informação financeira incluem a administração de caixa e investimentos, previsão e planejamento financeiro.

As principais categorias de sistemas de informação financeira incluem:
  • Administração de Caixa: Coletam informações em tempo real sobre o fluxo de caixa dentro de uma empresa. Os sistemas de administração de caixa permitem que as empresas depositem ou invistam mais depressa os fundos em excesso, produzem previsões de fluxo de caixa, que são utilizados para identificar futuros déficits ou excessos de caixa;
  • Administração de Investimentos On-line: Muitas empresas investem seus excessos de caixa em títulos negociáveis de baixo risco a curto prazo ou em alternativas de maior retorno e risco, de forma que a renda do investimento seja obtida até que os fundos se tornem necessários. Os serviços on-line de administração de investimentos estão disponíveis em centenas de fontes on-line na Internet e em outras redes, ajudam o gerente financeiro a tomar decisões de compra, venda ou retenção para cada tipo de título de forma a desenvolver uma composição ótima de títulos que minimize riscos e maximize receitas de investimento para a empresa;
  • Orçamento de Capital: O processo de orçamento de capital envolve a avaliação da rentabilidade e impacto financeiro de propostas de dispêndios de capital, essa aplicação faz uso intenso de modelos de planilha eletrônica que incorporam a análise do valor atual dos fluxos de caixa esperados e a análise de probabilidade de riscos para determinar a combinação ótima de projetos de capitalização para a empresa;
  • Previsão e Planejamento Financeiros: Diversos pacotes de previsão financeira fornecem técnicas analíticas que resultam em previsões financeiras ou econômicas locais e nacionais. Sistemas de Planejamento Financeiro utilizam modelos de planejamento financeiro para avaliar o desempenho financeiro atual e o projetado de uma empresa. Os sistemas de planejamento financeiro utilizam previsões financeiras relativas à situação econômica, operações das empresas, tipos de financiamentos disponíveis, taxas de juros e preços de ações e obrigações para desenvolver um plano ótimo de financiamento para a empresa.

Manufatura integrada por computador (CIM) 

É a abordagem de fabricação que utiliza computadores para controlar todo o processo de produção. Através da integração de computadores, a fabricação pode ser mais rápida e menos propensa a erros, embora a principal vantagem seja a capacidade de criar processos de fabricação automatizadas. 

A manufatura integrada por computador é usada em automóveis, aviação, navios e indústrias de construção. Em um sistema CIM, áreas funcionais, tais como análise, planejamento, compras, contabilidade de custos, controle de estoque, entre outros, estão ligados através do computador com funções de chão de fábrica, como o manuseio de materiais e gestão, proporcionando controle direto de todas as operações. O CIM implica na existência de pelo menos dois computadores trocando a informação.


Referências:
  • LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª. Edição. Pearson, 2011
  • http://usuarios.upf.br/~ricardo/Sig_Cap2_Apostila.pdf 
  • professordiovani.com.br/cursos/Pos_RH_aula03.pptx

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