O comércio eletrônico, ou e-commerce, é a parte do e-business que lida com a compra e venda de mercadorias pela internet, seu conceito envole atividades que apoiam transações, tais como propaganda, marketing, suporte ao cliente, segurança, entrega e pagamento.
É o comércio de produtos ou serviços utilizando redes de computadores, como a Internet. O e-commerce baseia-se em tecnologias como o comércio móvel, transferência eletrônica de fundos, SCM, marketing de internet, processamento de transações on-line, intercâmbio eletrônico de dados e sistemas de gerenciamento de inventário. O e-commerce moderno, tipicamente, usa a World Wide Web pelo menos uma parte do ciclo de vida da transação, embora também possa utilizar outras tecnologias, como e-mail.
Os benefícios do e-commerce incluem a sua disponibilidade em torno do relógio, a velocidade de acesso, uma seleção mais ampla de produtos e serviços, acessibilidade e alcance internacional. Suas desvantagens incluem, por vezes, um limitado atendimento ao cliente por não ser capaz de ver ou tocar um produto antes da compra, e o tempo de espera necessitou para o transporte do produto. Para garantir a segurança, a privacidade e a eficácia do e-commerce, as empresas devem autenticar transações comerciais, controlar o acesso a recursos, tais como páginas da Web para usuários registrados ou selecionadas, criptografar comunicações e implementar tecnologias de segurança.
Há vários tipos de negócios que podem ser efetuados on-line entre diversos tipos de públicos e de acordo com abordagem de vendas de uma empresa em relação aos seus clientes, novas siglas apareceram. Abaixo estão os sistemas de e-commerce:
A plataforma de e-commerce deve merecer toda a atenção por parte do empreendedor, pois é sobre este sistema que estarão alicerçadas questões como: o sistema de exibição dos produtos vendidos, opções de formas de pagamento a serem oferecidas na loja, toda a parte de segurança da loja virtual, sistemas acessórios de marketing digital;
O sistema de gerenciamento de busca deve fornecer processos eficientes e eficazes de busca para auxiliar os clientes a encontrarem produtos ou serviços específicos;
A criação de perfis são usados para enquadrar o cliente em uma categoria e proporcionar uma visão personalizada dos conteúdos do site, isto é, são feitas recomendações de produtos e propagandas personalizadas na web;
Os sistemas antifraude ajudam no caso do trabalho direto com as operadoras de cartões de crédito, um dos componentes obrigatórios do seu sistema de e-commerce será o antifraude, sem ele o risco das operações online será muito grande.
Outra estrela de um sistema de e-commerce são as plataformas que são responsáveis pelo pagamento dos itens comprados na loja. Existem diversas opções de implementação de formas de pagamento online e essas devem estar alinhadas com os recursos tecnológicos oferecidos pela plataforma.
O marketing digital moderno é cada vez mais sofisticado e apoiado em tecnologia que precisa estar presente na estrutura de suas campanhas e contar com respaldo da plataforma de e-commerce para que sejam ações bem sucedidas.
Tecnologias
de e-commerce
A tecnologia é predomina no comércio eletrônico, pois oferece inúmeras possibilidades de inovações nos negócios. Exemplos das tecnologias e-commerce, utilizadas por muitas lojas online são:
- Atendimento online ao consumidor: Sua funcionalidade é prestar orientações aos consumidores, dar encaminhamento a problemas de um produto, e se possível, mediante registro de reclamação;
- Frete grátis: Oferecem frete grátis, normalmente com um valor mínimo de encomenda, para evitar abandonos de carrinhos. Alguns oferecem, por exemplo, dois dias de frete grátis, graças à parcerias com transportadoras;
- Compra online, troca na loja: Permite comprar na internet, trocar na loja, o que possibilita novas vendas em lojas físicas;
- E-mail marketing: Enviam e-mail marketing de recuperação de carrinho. Caso o consumidor desista da compra, o mesmo receberá um e-mail o incentivando à compra;
- Compre com 1 Clique: funcionalidade que permite aos clientes fazer compras com um clique (às vezes mais de um). Nesta aplicação, o sistema considera os dados de pagamento e endereço do cadastro atual e com um único clique a compra é realizada. A prática é uma estratégia perfeita para o e-commerce, pois em segundos o cliente efetiva a compra escapando do passo-a-passo do carrinho de compras onde registram-se altos índices de abandono, uma das dificuldades para o e-commerce.
Tipos de e-commerce
- Empresa-para-consumidor (B2C): As empresas vendem os seus produtos on-line para os consumidores que são os utilizadores finais dos seus produtos ou serviços. Normalmente, e-commerce B2C lojas da web têm um acesso aberto para qualquer visitante, o que significa que não há necessidade para uma pessoa fazer o login para fazer qualquer busca dos produtos ou serviços que a empresa oferece.
- Empresa-para-Empresa (B2B): As empresas vendem os seus produtos on-line para outras empresas sem o envolvimento em vendas para os consumidores.
- Consumidor-para-Consumidor (C2C): Os consumidores passam a vender seus produtos on-line para outros consumidores. Um exemplo bem conhecido é a eBay.
- Consumidor-para-Empresa (C2B): Os consumidores costumam postar seus produtos ou serviços on-line de maneira que as empresas possam realizar seus lances. Um consumidor analisa as propostas e seleciona a empresa que atenda suas expectativas de preço.
Referências:
- LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª. Edição. Pearson, 2011
- http://guiadeecommerce.com.br/
- http://ecommercenews.com.br/
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